quinta-feira, 2 de maio de 2013

Fanzine

 Vamos falar de uma forma fácil simples e barata de fazer um produto de comunicação que pode ser um belo instrumento de mobilização... O FANZINE!!!

Imagem ilustrativa
 Fanzine é uma abreviação de Fanatic Magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra Fanatic (fã) e as sílabas finais da palavra magazine (revista)

 Fanzine
 Trata-se de uma publicação despretensiosa, leve, que não cumpre o papel de aprofundar questões, mas de dialogar com pessoas que falam a mesma língua de quem o produziu. O Fanzine costuma ter um visual irreverente.

Características
 O Fanzine hoje em dia se refere a quase toda produção independente impressa, mas inicialmente era um jornal ou revista artesanal essencialmente produzido por jovens para jovens.
Imagem ilustrativa
 No Brasil, o nascimento dos Fanzines se confunde um pouco com a trajetória das revistas em quadrinhos

 Prazer é palavra chave de um fanzine.
 Prazer de quem faz, pois constrói de maneira livre e despretensiosa.
 Prazer de quem lê, pois tem nas mãos uma peça de comunicação artesanal.

 As condições quase sempre são precárias, por isso é preciso ser criativo e pensar em alternativas para comunicar bem sem gastar muito.

 Quem faz o fanzine, quer falar com um público bem específico, gente que ele conhece os gostos e interesses.

 Editorial e expediente é algo que não pode faltar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário