segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mais que Vencedores - Oficina G3

Relembre a canção Mais que Vencedores, um clássico do Oficina G3


Essa semana vamos relembrar um pouco do trabalho inicial de uma banda nacional que ainda está na ativa e é muito conhecida tanto no meio evangélico, quando no secular: OFICINA G3

Recentemente a banda lançou um novo álbum chamado “Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança)”. Justamente por isso, aproveitamos para contar um pouco da história dessa grande banda e relembrar uma música que com certeza marcou a carreira da banda, que é “Mais que vencedores”. O nome dessa música é bem propício, uma vez que a banda realmente pode ser descrita como MAIS QUE VENCEDORES.

Afinal de contas, não é qualquer banda que consegue permanecer tanto tempo no auge como o OFICINA G3 tem conseguido. Desde seu início, a banda sempre esteve na ativa apesar de já ter trocado de integrantes diversas vezes. Oficina G3 é considerada a melhor banda de rock gospel brasileira e é admirada e respeitada tanto por evangélicos quanto por não evangélicos. Pra quem nunca ouviu músicas do início da carreira da banda, hoje terá a oportunidade de ouvir uma dessas músicas.

Oficina G3 é uma banda de rock cristão formada em São Paulo-SP. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal até chegar ao metal progressivo que tem influências de metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos.

A banda já foi indicada para o Troféu Talento em várias categorias, para o Troféu Promessas em 2011 e para o Grammy Latino nos anos de 2005, 2007 e 2009, ganhando o prêmio neste último ano.

Na época em que a banda começou, o rock ainda era tabu em igrejas cristãs brasileiras, e o grupo foi um dos primeiros a mesclar vertentes mais pesadas do rock com a música cristã no Brasil, assim como o Resgate, Katsbarnea e Fruto Sagrado. Logo o Oficina G3 se tornou ícone do incipiente gênero do rock cristão brasileiro, tornando-se conhecida entre os admiradores desse estilo no país. Apesar de, em parte, seus integrantes terem sido rejeitados por muitos pastores e lideranças religiosas, devido ao visual da banda, com integrantes tatuados e de cabelos compridos, em geral atraía o público cristão jovem.

A banda mudou os seus rumos ao fim da década de 1990 quando o cantor PG entrou no lugar de Luciano Manga. Grande parte do apelo de "banda de rock pesado" foi deixado de lado e o grupo passou a ter um estilo mais guiado pelo pop rock. Foi a fase de maior popularidade da banda, ganhando novos fãs, principalmente após a assinatura com a gravadora MK Music. Entretanto, após a saída do cantor em 2003, o Oficina G3 voltou a ter como estilo predominante o rock pesado, mais especificamente o metal progressivo.

Os vocais foram assumidos por Juninho Afram, e a banda prosseguiu sua carreira efetivamente. Nesta nova fase o conjunto recebeu duas indicações ao Grammy Latino e sete ao Troféu Talento, também logrando relativo sucesso com boa parte dos fãs, vendendo vinte e mil cópias do álbum Além do que os Olhos Podem Ver em três dias, alcançando disco de ouro posteriormente.

É atualmente composta por cinco integrantes: Mauro Henrique (Vocal), Jean Carllos (Teclado e vocal gutural), Duca Tambasco (Baixo e vocal de apoio), Alexandre Aposan (Bateria) e Juninho Afram (Vocal e Guitarra), sendo este último o único integrante que está na banda desde o início.

Ao longo de sua carreira, o Oficina G3 alcançou marcas notáveis para uma banda de música cristã: já tocou para oitocentas mil pessoas na Marcha para Jesus, em São Paulo; já se apresentou nos estádios Maracanã, Pacaembu e Canindé, tendo nos três concertos um público superior a cem mil pessoas; foi a única banda de música cristã a tocar no Rock in Rio III; e além de outras marcas consideráveis. A banda também já realizou algumas turnês pelos Estados Unidos, Europa e América Latina.

O grupo já foi aclamado em várias ocasiões por seu trabalho na música cristã, chegando a ser indicado para o Grammy Latino nos anos de 2006, 2008 e em 2009, na categoria Melhor Álbum de música cristã em Língua Portuguesa, e ganhou a premiação no último ano. Também, entre os anos de 2003 a 2009, a banda foi indicada para o Troféu Talento catorze vezes, vencendo em cinco. 2009 foi o ano de maiores vitórias da banda no prêmio, tendo sido indicado em duas categorias e tendo vencido em ambas. Em 2010, o grupo venceu na categoria Melhor Banda no Troféu Melhores do Ano.

Os músicos do grupo frequentemente são reconhecidos pela proficiência em seus instrumentos. Jean Carllos e Duca Tambasco estão frequentemente presentes em revistas especializadas em instrumentos, e Juninho Afram já foi por vezes considerado um dos melhores guitarristas do Brasil, sendo comparado a Kiko Loureiro, Edu Ardanuy e outros grandes guitarristas do meio secular.
Hoje, você tem a oportunidade de relembrar, para alguns, e conhecer, para outros, um dos primeiros sucessos da banda OFICINA G3, a música “Mais que vencedores”.



Ralfe Fernandes – Banda Restaura – www.bandarestaura.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário