Neste ano, aproximadamente 120.000 jovens estão “encarando de frente” o início à vida de universitário, e cerca de 13% deles vão sair de casa para estudarem em outro estado. Os dados são do Ministério da Educação (MEC), que também revela ser Minas Gerais o estado a receber o maior número de universitários migrantes.
O mais difícil já passou, ou ainda está por vir? Foram meses se dedicando às provas até alcançarem a aprovação, e, agora, uma nova rotina e estilo de vida está prestes a começar. “Vi-me durante muito tempo vivendo dentro da rotina da minha mãe, seus horários, dias de tarefas etc. Agora, sozinha, tenho sentimentos que conflitam entre a sensação de liberdade para controlar minhas coisas e a falta de um direcionamento”, compartilha Sara Amaral, que saiu de casa aos 21 anos para estudar Relações Públicas e hoje, formada, atua na Comunicação da Igreja Batista da Lagoinha.
Para um universitário cristão ainda há outros desafios, como encontrar uma igreja para congregar, participar de um novo grupo de amigos cristãos, manter a santidade e não se esfriar na fé. “Lidamos com a triste realidade de encontrarmos, com frequência, jovens em conflito com a fé, pelos ensinamentos e estudos recebidos na faculdade. E não apenas em nossa cidade ou nosso estado, mas em todo o Brasil”, compartilha Bruno Mendes, líder da Liga Universitária – ministério criado para oferecer apoio aos universitários cristãos.
Os desafios dentro da faculdade
Fugir das “festinhas da sala” é o primeiro passo para não cair em outras tentações. Bruno explica que a equipe da Liga Universitária alerta os estudantes, em suas faculdades, sobre o engano dos prazeres que “seduzem” a maioria. “Incentivamos a procura por outros cristãos no campus, a criação de grupos de evangelismo e a correta compreensão do chamado que cada cristão tem em sua universidade”.
Guardar a fé (2Tm 4.7) para combater o bom combate durante os quatro ou mais anos de estudos intensos é o primeiro passo para não se desviar. Para o universitário e membro da Lagoinha, Jonatas Moreira, isso é uma regra de sobrevivência. “A vida cristã é feita para ser vivida em comunidade como Paulo nos ensina: ‘Não deixai de congregar como é costume de muitos’. Além disso, o mais importante é buscar cada vez mais a Deus, ler a Bíblia e orar, pois só assim teremos forças suficientes para perseverar na fé”, disse o jovem que viajará para a Austrália em julho, para morar pela segunda vez em outro país com o objetivo de estudar inglês e cursar um ano de Engenharia de Produção.
estudante 3
Os desafios fora da faculdade
A estudante de biotecnia, Bárbara Costa, saiu de Belo Horizonte (MG) há mais de dois anos para estudar no Rio de Janeiro e conta que a solidão foi um dos principais desafios que enfrentou. “O quarto vazio, a comida a ser preparada, a roupa para ser lavada, enfim, os meus pais estavam muito longe para fazer qualquer coisa por mim”, compartilha.
Hoje, a jovem cristã lida melhor com a saudade de casa e diz que consegue superá-la. “Tenho muitos momentos bons, continuo com hora para chegar e dormir em casa e abro mão de muitas coisas, como a praia, pelas responsabilidades com a faculdade e com o trabalho. Devo satisfação a Deus dentro e fora de casa, sinto falta da família, mas as regras são as mesmas, com um pouco mais de maturidade e responsabilidade”, conclui Bárbara.
Universitário anime-se para o novo!
Comece seu curso com a mesma convicção e empolgação. Procure os cristãos de sua faculdade e comece um “clubinho” na hora do intervalo.
:: Stephanie Zanandrais